Tentante: ser ou não ser?
Quando você pensa em assumir que está tentando engravidar, sente um friozinho na barriga?

Pode ser que você esteja tentando engravidar e nem esteja sabendo. Veja, não usar nenhum método para evitar a gravidez… é estar tentando. Porém, o que fazemos muitas vezes? Falamos: ah, não estamos nem tentando, nem evitando... e vida que segue, não é mesmo?
Eu acredito que esse seja um caminho que encontramos justamente para reduzir o peso da decisão a partir do momento em que se assume que sim, estamos tentando
E porque eu decidi falar sobre isso?
Porque quero te lembrar que existe um caminho em que tentar engravidar não é tão pesado.
Acredito que esse caminho envolve entender como funciona esse processo! Vamos conversar sobre isso?
Quando éramos adolescentes, tínhamos um medo danado de engravidar, não é? Parecia que bastava chegar perto… que iria acontecer. Socorro!
Pois é, acontece que não é bem por aí.
Você sabia que
em um ciclo menstrual (intervalo entre uma menstruação e outra), tendo uma frequência de relação mínima,
a chance de você engravidar fica em torno de 33%?
(Timing of sexual intercourse in relation to ovulation. Effects on the probability of conception, survival of the pregnancy, and sex of the baby, New Engl J Med 1995;333:1517-21).
Sinto te informar, mas se sua frequência é de uma relação ao mês, a chance de gestação vai chegar a míseros 9%. (Fertil. Steril, 2022; 117:53-63).
Agora, claro que existe influência da sua idade!
Entre os 30 e 34 anos, em um ano a chance acumulada de gravidez é de 83%.
Agora, a partir dos 40 anos, a sua chance acaba caindo para 49%. (Time to pregnancy: a computational method for using the duration of non-conception for predicting conception; PLoS One. 2012;7(10):e46544)
Esses são pontos que eu sempre gosto de conversar com minhas pacientes em consultas pré-concepcionais, aquelas que sugiro que sejam feitas por volta de 6 meses antes de iniciar as tentativas de gravidez.
Você sabia desses dados? Conversou sobre isso com sua médica ou seu médico quando buscou ajuda antes de iniciar as tentativas?
Meu recado para você é: não se aflija!
Se você é saudável e foi liberada pela sua médica para iniciar as tentativas, confie no processo!
Te desejo muita sorte nessa jornada!