Infertilidade
Ginecologista e Obstetra em São Paulo
Alguns casais podem ter dificuldade para engravidar e essa é uma situação que pode gerar muita angústia, frustração e sofrimento. A pressão que existe socialmente não costuma ajudar, não é mesmo?
Se você e seu parceiro já sabem de alguma condição pré-existente que possa dificultar a gestação espontânea, muitas vezes já é melhor começar acompanhamento médico para investigarmos outras causas silenciosas que podem contribuir ainda mais com essa dificuldade.
O que é infertilidade?
É a falha na concepção que acontece após 1 ano de tentativas regulares, com relação sexual desprotegida pelo menos 2 vezes por semana.
Pacientes que tenham mais de 35 anos não devem aguardar 1 ano de tentativas para procurar ajuda: se não houve gestação espontânea em 6 meses, é fundamental procurar auxílio de uma especialista.
Como é feito o Diagnóstico da Infertilidade?
O diagnóstico de infertilidade é clínico e é sempre do casal, ou seja, pela história do casal a gente consegue detectá-lo.
Porém o diagnóstico das causas de infertilidade dependem de uma boa consulta, ampla, em que se investigue a história clínica do casal, os seus antecedentes, comorbidades prévias, padrão menstrual, estilo de vida e até cirurgias já realizadas.
Além disso, alguns exames são essenciais, como os exames de imagem do útero e do sistema reprodutor feminino, que muitas vezes é composto por ultrassonografia transvaginal e histerossalpingografia. Porém, podem ser necessários exames mais específicos como a histeroscopia ou até a ressonância magnética. Fazem parte dessa avaliação ainda os exames laboratoriais, com perfil hormonal e metabólico.
Somente com uma avaliação individualizada conseguimos definir qual é a melhor abordagem diagnóstica para você.
Quais os tratamentos para Infertilidade?
Os tipos de tratamento são muito amplos e dependem dos diagnósticos. Os diagnósticos podem ser muito amplos:
- Miomas uterinos;
- Adenomiose;
- Pólipo endometrial;
- Útero septado ou bicorno ou com outras alterações estruturais;
- Endometriose;
- Obstrução das tubas uterinas;
- Infecção;
- Distúrbios da ovulação, como na síndrome dos ovários policísticos;
- Diabetes descompensado;
- Disfunção da tireóide;
Dentre tantos outros! Por isso o tratamento é definido de modo individualizado.
A consulta
Quando procurar um profissional?
- Se você já tem algum dos diagnósticos associados com dificuldade para engravidar (nesse caso, não devemos aguardar para acompanhar);
- Se está mantendo relações sexuais sem uso de método contraceptivo há pelo menos 12 meses e não engravidou, mesmo que não estivesse intencionalmente tentando engravidar;
- Se você está tentando engravidar há pelo menos 12 meses;
- Se você está tentando engravidar há pelo menos 6 meses e está com 35 anos ou mais;
- Se seu parceiro já tem algum diagnóstico associado com dificuldade para engravidar, como alteração espermática, cirurgia urológica prévia, varicocele, uso de esteróides (testosterona).
sobre a médica
Dra. Alice Maganin
Ginecologista e Obstetra | CRM-SP: 199.291 | RQE: 99186
Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP com Graduação Sanduíche na University of Strathclyde - Escócia, o desejo pela área surgiu durante o ensino médio, a partir do desejo de unir meus gostos pessoais (biológicas e humanas) a uma rotina singular, impactando diretamente na vida daqueles com quem eu pudesse ter contato.
No penúltimo ano da faculdade iniciei o estágio hospitalar em Obstetrícia e logo me apaixonei pela especialidade. Fiz minha residência em Ginecologia e Obstetrícia também na FMUSP, sendo premiada como melhor residente da minha turma no ano em que me formei.