Histeroscopia Diagnóstica
Indicações
Sangramento uterino anormal tanto no menacme quanto na menopausa, investigação de malformação uterina, ausência de menstruação, espessamento endometrial pós menopausa, avaliação de permeabilidade de tubas uterinas, investigação de infertilidade, retirada de corpo estranho (por exemplo, DIU), identificação de restos ovulares, identificação e acompanhamento de neoplasia trofoblástica gestacional.
Como é feito?
Em centro cirúrgico, com anestesia que não precisa ser geral, é feita a dilatação do colo do útero. Após, é realizada a distensão da cavidade uterina com uso de meio líquido e então é passada uma espécie de câmera que projeta numa tela a imagem da vagina, colo e útero, conforme essa câmera é progredida.
Histeroscopia Cirúrgica
Indicações
Inserção de DIU em centro cirúrgico, retirada de pólipos, retirada de alguns tipos de miomas, especialmente os submucosos, remoção de septo uterino, remoção de sinéquias (cicatrizes) de dentro do útero, biópsia nos casos de suspeita de câncer de endométrio, ablação endometrial, correção de istmocele.
Como é feito?
Em centro cirúrgico, com anestesia, é feita a dilatação do colo do útero. Após, é realizada a distensão da cavidade uterina com uso de meio líquido e então é passada uma espécie de câmera que projeta numa tela a imagem da vagina, colo e útero, conforme essa câmera é progredida. Então, utilizamos um dispositivo com energia (que remete à energia de um bisturi elétrico), realizando a remoção do que for necessário, seja um pólipo, mioma, septo, ou então prosseguindo com biópsia, se este for o caso.
sobre a médica
Dra. Alice Maganin
Ginecologista e Obstetra | CRM-SP: 199.291 | RQE: 99186
Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP com Graduação Sanduíche na University of Strathclyde - Escócia, o desejo pela área surgiu durante o ensino médio, a partir do desejo de unir meus gostos pessoais (biológicas e humanas) a uma rotina singular, impactando diretamente na vida daqueles com quem eu pudesse ter contato.
No penúltimo ano da faculdade iniciei o estágio hospitalar em Obstetrícia e logo me apaixonei pela especialidade. Fiz minha residência em Ginecologia e Obstetrícia também na FMUSP, sendo premiada como melhor residente da minha turma no ano em que me formei.